quarta-feira, 18 de maio de 2016

EDUCAÇÃO FISCAL É TEMA DE PALESTRA PARA ESTUDANTES DA EEB BRUNO HEIDRICH, DE MIRIM DOCE

Geziel Balcker falou sobre a importância de levar ao conhecimento dos alunos a situação tributária do país, 


Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio matutino da EEB Bruno Heidrich, de Mirim Doce tiveram essa semana uma palestra sobre Educação Fiscal. A convite da coordenadora das Feiras Regionais na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió, Márcia Peters Busarello, o secretário Municipal de Administração e Finanças da prefeitura de Taió, Geziel Balcker falou sobre a importância de levar ao conhecimento dos alunos a situação tributária do país, bem como, a gestão desses recursos. “A escola está formando cidadãos. É necessário promover e institucionalizar a consciência cidadã, mostrando à sociedade qual a função socioeconômica dos tributos arrecadados pela união, estados e municípios”, afirmou.


Balcker também reforçou a responsabilidade que os consumidores têm em solicitar o cupom ou nota fiscal mediante as compras efetuadas. “Não adianta só cobrar do governo, nós temos que fazer a nossa parte solicitando a nota fiscal no comércio para que os impostos possam ser aplicados pelo poder público”, enfatizou.

A diretora da escola Marizete Brandes Izidorio, disse que apoia toda e qualquer iniciativa da comunidade escolar que venha contribuir com o processo ensino aprendizagem. “Foi um grande momento na escola, pois muito se fala sobre o que pagamos de impostos e é preciso acordar o cidadão para fiscalizar o seu dinheiro, ter mais informações sobre aplicabilidade do nosso dinheiro”, destacou.

Conforme Marizete, a escola está se mobilizando para participar da 9ª edição da Feira Regional de Matemática e Ciências e Tecnologia da ADR Taió, com o projeto que está sendo desenvolvido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio intitulado: “O Fiscal da Matemática: Aprendendo para o exercício da cidadania”. “O objetivo é estudar matematicamente os impostos, taxas e tributos pagos pela sociedade nas mais variadas formas”, explicou a diretora.

As professoras Diana Brunetto Wolf e Josiane Matias, coordenadoras do projeto, afirmaram que a palestra serviu para que os estudantes aprendessem um pouco mais sobre o pagamento de impostos e como cobrar o retorno em benefício da população, em serviços prestados pelo poder público. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário