quarta-feira, 19 de abril de 2017

Os Faxineiros da Natureza

A professora Neide Altino de França, durante as aulas de Ciências, abordou com os estudantes do 6º ano, o tema Cadeia Alimentar e a Ação dos Decompositores. Em busca de aliar a teoria com a prática, os alunos realizaram um experimento no Laboratório de Biologia.
Os estudantes trouxeram de casa restos de alimentos para realizar a atividade prática. A professora Orientadora do Laboratório de Biologia, Jéssica Maila Borghesan, distribuiu no fundo de um aquário um pouco de terra, e propôs que os estudantes colocassem os restos de alimento sobre essa terra.





Neste mesmo dia os alunos realizaram registros no caderno, anotando todos os materiais utilizados, os procedimentos realizados e a aparência dos restos de alimentos. Cinco dias depois, a turma do 6º ano voltou ao Laboratório de Biologia, para analisar os primeiros resultados.  Cada estudante realizou os registros observados em seu caderno.


Um estudante da turma destacou que: “O pão foi um dos alimentos mais afetados pelo mofo, este mofo era de diversas cores e aparentava se espalhar pelos alimentos. Percebi que havia também vários insetos pousando dentro do aquário”.
Quinze dias após a realização do experimento, os estudantes voltaram a fazer observações. A sensação por boa parte dos alunos era de espanto e também de nojo por conta do odor e da aparência. Neste dia os restos de alimentos já estavam em um processo bem avançado de decomposição, com odor e aparência bem diferente do estado inicial. Cada aluno realizou o registro de suas observações no caderno e também realizaram uma conclusão sobre a ação dos decompositores na natureza.




Todo o experimento foi conduzido pelas professoras: Neide Altino de França (professora titular da turma) e Jéssica Maila Borghesan (orientadora do laboratório de biologia). Através desta prática os estudantes puderam analisar a ação dos decompositores na matéria orgânica morta, percebendo a decomposição como um processo natural permanente e presente no cotidiano.

Os decompositores são seres que desempenham um papel muito importante na natureza, eles reciclam a matéria orgânica transformando-a em sais minerais, água e dióxido de carbono, que são reutilizados pelos vegetais. São eles, os fungos, as bactérias e alguns protozoários, os verdadeiros faxineiros da natureza. Os decompositores ocupam o último nível trófico da Cadeia Alimentar, realizando a decomposição dos seres mortos. A atividade dos decompositores é fundamental para a manutenção da vida na Terra.