quinta-feira, 20 de setembro de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - CRÔNICA




Crônica selecionada para a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa:
Professora Orientadora: Lúcia  J. Dalmolin, Aluna: Julia Bonin.
  TexTO: Crônica                                       
 
                                                     Lições!


Zummm, Zummm, Zummm, Zummm...Que barulho é esse? De onde vem? Aaaah! Deve ser... abelhaaa! Por falar em abelha e estou vendo uma aqui! Cheirinho de mel, barulhinho com Z!  

Isso faz me lembrar da história de minha casa, de minha rua, enfim do lugar onde moro! Primeiro, vamos localizar!  Uma abelhinha com mel azedo foi quem nomeou meu município, que hoje chamo minha casa! É, Mirim Doce... Aí nós nos perguntamos doce? Pois é, só fez mel doce aqui!  Esta cidade pequena, que quase não aparece no mapa está crescendo! E com ela, também, cresce as qualidades do povo que nela mora!

Até aparecemos na TV, nossa abelhinha quase se afogou! A chuva começou devagar, depois foi aumentando, aumentando e as águas devastaram nossa cidade! Graças ao nosso bom Deus, todos sobreviveram!  Perdemos muita coisa, entre elas, minha cama, meu quarto, minhas lembranças... Mas, o mais importante ficou: nossa vida, nela a força da água não mexeu, não danificou!

Apesar de todo o sofrimento um a um os tijolos, as paredes, as casas foram sendo lentamente reconstruídas. As paredes de meu cantinho demoraram uma eternidade para se levantarem e a dor da espera foi muito grande! Nosso povo foi guerreiro e num abraço fraterno foi ajudando-se e aquela cidade suja, destruída renasceu das cinzas!

As águas levaram muitas coisas boas, muitos sentimentos se fortaleceram! Porém, ela se esqueceu de levar um problema que prejudica muito a vida das pessoas: o mexerico, conhecido, também, como fofoca, e tem gente que adora comentar e aumentar os problemas alheios! Aaah! Isso é muito feio!

Esquecendo este “pequeno detalhe”, a força das águas nos deram muitas lições: respeitar a diversidade, respeitando as diferenças todos se abraçaram e ajudaram uns aos outros, nosso povo tornou- se mais solidário! Depois das lições aprendidas, nossa cidade tornou-se cada dia mais bonita, meu cantinho mais gostoso e o mel, com certeza, mais doce!